Você sabia que cada dispositivo: computador, tablet ou celular tem uma velocidade máxima de conexão Wi-Fi? Entender isso é saber qual plano é melhor pra você e como isso influencia na velocidade da sua Internet.

 

Todos os dias usamos celulares, tablets e computadores para enviar e receber e-mails, acessar as redes sociais, assistir vídeos via streaming (como YouTube ou Netflix), jogar, ler notícias, entre outras coisas. Cada uma dessas atividades consome uma parte da sua conexão Wi-Fi; abrir um site de notícias consome muito menos que jogar online, por exemplo.

Os dispositivos e suas velocidades máximas na Internet

Para entender como funciona a entrega do serviço de Internet:

Imagine um rio largo, essa é sua Internet. Supomos que você queira passar várias embarcações por ele, seria melhor alinhá-las lado a lado no rio para evitar congestionamento, certo? Cada dispositivo (embarcação) então, passaria dessa forma pelo mesmo rio.

Quanto maior for a largura do seu rio, ou seja, a sua largura de banda (Internet) – neste exemplo, mais embarcações podem passar por ele. Algumas embarcações são maiores e precisam de espaços mais largos, ou seja, mais conexão; e assim por diante. A velocidade da conexão é medida por mega (Mbps, ou seja, megabites por segundo).

 

Qual largura de banda é melhor para minha Internet?

Você deve estar se perguntando qual largura o seu rio deve ter. Para responder isso, tanto morando em família ou sozinho, quanto mais largo o rio, melhor. Mesmo que sua embarcação seja pequena. Confira:

Morando em família, fica claro que haverão mais embarcações, por isso, um rio mais largo é o ideal. Atualmente os Provedores de Internet oferecem planos de até 360 mega, mas, geralmente um plano de 240 mega atende bem os dispositivos e suas intenções de navegação. A não ser que você queira “navegar” mais livre e ter banda Wi-Fi disponível para visitas, por exemplo. Ou, sua família tenha mais de 5 pessoas.

Morando sozinho, também vale a pena, pois você pode navegar usando um cabo em um computador, este sendo modelo Gigabyte, chegará até 1 giga. Ou em caso de receber visitas, ter Wi-Fi disponível para eles usarem também. Além disso, se você adquirir um novo dispositivo (celular, computador e etc) que tenha a capacidade de navegar na Internet com toda a “banda”, já terá a conexão máxima disponível.

Mas para isso ficar mais claro, é importante saber qual a velocidade máxima que seu dispositivo navega na Internet. Confira logo abaixo uma estimativa de alguns dos celulares mais vendidos no Brasil em 2021 e também a velocidade máxima da sua conexão de Internet Wi-Fi. 

Celulares e suas velocidades máximas no Wi-Fi

  1. Apple iPhone 12 – 1200 Mbps
  2. Apple iPhone 12 Pro Max – 1200 Mbps
  3. Apple iPhone 12 Pro – 1200 Mbps
  4. Apple iPhone 11 – 1200 Mbps
  5. Xiaomi Redmi 9A – 300 Mbps
  6. Xiaomi Redmi 9 – 300 Mbps 
  7. Samsung Galaxy A12 – 300 Mbps
  8. Xiaomi Redmi Note 9 – 1200 Mbps
  9. Samsung Galaxy A21S – 802 Mbps
  10. Samsung Galaxy A31 – 802 Mbps

Os melhores Provedores de Internet te ajudam a identificar qual a velocidade máxima do seu dispositivo através do Suporte Técnico.

Faça seu teste aqui!

O importante a compreender aqui é que não precisamos utilizar toda a velocidade de conexão (seja Wi-Fi ou via cabo) em um único dispositivo. A não ser para atividades específicas como: jogar ou baixar arquivos.

Mas, essas são atividades menos comuns entre toda população que está conectada à rede mundial, a Internet.

Agora você ja sabe como escolher seu plano de Internet e, principalmente, que não precisa ter toda velocidade em um único dispositivo, pois ela ficará disponível para outras pessoas navegarem na mesma rede. Afinal, uma boa conexão é como rio largo, várias embarcações podem passar lado a lado sem problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *